aeio
1. Descreva sucintamente o que é um sistema distribuído.
Uma característica marcante dos sistemas de informação distribuídos, que são construídos a partir de uma variedade de redes, sistemas operacionais, hardwares e linguagens de programação variadas, é a transparência, cujo objetivo é tornar certos aspectos da distribuição e da funcionalidade do sistema invisíveis ao usuário, parecendo não existir, quando na verdade existem. A transparência é o atributo que esconde de usuários/aplicativos detalhes de funcionamento do sistema distribuído, de tal forma que exista a impressão de se tratar de um sistema centralizado.
2. Cite semelhanças e diferenças entre computação distribuía e computação paralela.
Coleção de computadores autônomos interligados através de uma rede de computadores e equipados com software que permita o compartilhamento dos recursos do sistema: hardware, software e dados. Computação paralela é uma forma de computação em que vários cálculos são realizados simultaneamente, operando sob o princípio de que grande problemas geralmente podem ser divididos em problemas menores, que então são resolvidos concorrentemente (em paralelo). Existem diferentes formas de computação paralela: em bit, instrução, de dado ou de tarefa.
3. Falhas, no sentido geral do termo, são uma das principais dificuldades a serem superadas na construção de sistemas distribuídos. Defina mais precisamente o que é uma falha; cite e exemplifique ao menos dois modelos de falhas (em processadores e sistemas de comunicação) comumente utilizados em sistemas distribuídos.
Um componente falha quando tem comportamento diferente do especificado. O modelo de falha mais simples de ser tratado é o de "falha-e-para" (crash): componente para de executar e nunca mais executa qualquer ação. Exemplos são a queima de um processador e a ruptura de um cabo de comunicação. O modelo de falha mais difícil de ser tratado e o "malicioso"