modsaidnu

346 palavras 2 páginas
O domínio do Império Romano aconteceu em uma época diferente da época do atual poder dos Estados Unidos. Agora somos um mundo muito mais desenvolvido do que naquela época. Possuímos armas melhores e mais poderosas que as dos romanos. Apesar dos americanos ‘’dominarem’’ quase todo o mundo, não fizeram como os romanos que, converteram os habitantes de seu império em cidadão Romanos. São Paulo, por exemplo. São Paulo era um dos apóstolos Romanos mais importantes. (viu Jesus Ressuscitado e começou a pregar o evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua morte, paixão e ressurreição.) Nasceu em Tarso, era judeu, foi convertido cidadão Romano e a tradição cristã fez, nos solstícios de verão, festejos de São Pedro e São Paulo, homenageados no dia 29 de junho.
Um dos estados dominados pelos americanos é o Iraque, antiga mesopotâmia que, em virtude da guerra contra o Irã e os Estados Unidos, enfrenta graves dificuldades econômicas. As exportações de petróleo, principal fonte de dinheiro dos Iraquianos, foram muito afetadas pelo embargo internacional decretado contra o país.
Essa situação é boa e Ruim. É boa porque as pessoas conservam sua identidade. É ruim, porque isso impede que as pessoas participem da democracia, que é um sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo, americana, que apesar de seus grandes defeitos é uma democracia. Outra diferença entre o domínio do Império Romano e o Domínio Americano, é que o domínio do Império Romano foi além de cultural e econômico, um domínio pela conquista de terras e, o domínio Americano, foi um domínio somente cultural e econômico. Temos como exemplo as Empresas Coca Cola, MC donalds, Microsoft, Colgate.
O domínio da língua Inglesa foi diferente do domínio da língua latina. Os Romanos fizeram questão de que seu império falasse a língua latim, mas os americanos, não precisaram fazer nada. Sua própria cultura já foi difundida em todos os paises.

Relacionados