Resumos Diversos
Realismo – Corrente filosófica que sustenta que há um mundo de matéria, real em si mesmo e independente das mentes humanas.
Realismo Natural – Aquele que sustenta que vemos o mundo real de matéria exterior a nós exatamente como é.
Realismo Critico – Aquele que sustenta que os nossos órgãos dos sentidos não captam o mundo exterior de maneira correta mas distorcem-no nas suas perceções.
Idealismo Ontológico – Corrente segundo a qual, o mundo de matéria não é real em si mesmo mas é apenas um conjunto de ideias e perceções a flutuar fora do corpo físico mas dentro da mente que engloba o cosmos inteiro.
Idealismo Solipsista (Subjetivo) – Aquele que diz que existe uma única mente humana e tudo o resto é ilusão.
Idealismo Não Solipsista – Há várias mentes humanas independentes umas das outras.
Subjetivo – Há várias mentes mas cada uma fabrica um mundo diferente dos mundos das outras.
Objetivo – Há várias mentes e todas fabricam e vêm o mesmo mundo. Fenomenologia (phainomenon=o que aparece) – Corrente filosófica que não é realista nem idealista e sustenta que o mundo de matéria e a mente do sujeito são correlatos (não podem existir um sem o outro). Há um fundo de ceticismo na fenomenologia visto que admite não saber se ao apagar-se a nossa a mente através da morte, o mundo desaparece ou não.
Racionalismo (ration=razão) – Corrente segundo a qual a principal, ou mesmo, a única fonte do conhecimento verdadeiro é a razão desprezando no todo ou em parte, os dados dos órgãos dos sentidos.
Empirismo (empeiria=experiência) – Corrente segundo a qual a principal, ou mesmo, a única fonte do conhecimento verdadeiro são os órgãos dos sentidos, as perceções empíricas, secundarizando o papel da razão.
Conhecimento segundo a Filosofia Analítica/Conhecimento como Crença
Verdadeira Justificada – Filosofia Analítica do séc. XX de Bertrand Russel,
Wittgenstein e Gilbert Ryle sustentou que há três