Aee /AH-SD
Rosicler Netto
Numa perspectiva inclusiva, acreditamos que o PPP deve contemplar o AEE como uma de suas dimensões, além de prever a organização e disponibilização de recursos: dentre eles a matrícula do aluno, a sala de recursos multifuncional e aquisição de equipamentos adequados. Deve propor ações de acompanhamento e articulação do trabalho docente no AEE e professores regentes da sala comum, além de monitorar a produção de materiais didático-pedagógicos para estes fins, bem como de recursos necessários para a confecção destes.
Inserir nos calendários os horários de turnos e contra turnos para atender à diferentes demandas educacionais, de acordo com os espaços e recursos físicos, humanos e financeiros da escola. Bem como estabelecer horários para que o professor do AEE possa preparar o material didático, elaborar o plano de atendimento, receber famílias, professoras da sala comum e demais profissionais envolvidos.
De acordo com a Secretaria de Educação Especial:
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de etapas e modalidades, realiza o Atendimento Educacional Especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular (MEC, Brasil 2008, p. 05).
A partir desta perspectiva fica uma pergunta: A escola onde atuamos é uma escola dos diferentes ou uma escola das diferenças?
Acredita-se que o ambiente educacional dever ser coerente com os propósitos de uma educação inclusiva que seja capaz de acolher as diferenças. Desta forma o AEE deve ser abordado no PPP considerando a pluralidade de ações pedagógicas que envolvam o ato educativo e que todos os sujeitos sejam capazes de aprender, considerando os estilos e ritmos de aprendizagem de cada um. Neste sentido, é fundamental propor, planejar, organizar, executar e