função seno e cosseno
As funções trigonométricas são muito importantes no estudo de fenômenos periódicos, possuindo séries infinitas ou não. As funções trigonométricas são funções angulares que podem ser definidas como razões de coordenadas de um círculo unitário.
Essas funções podem ser: função seno, função cosseno e função tangente, mas iremos abordar apenas as duas primeiras.
FUNÇÃO SENO
Em um círculo trigonométrico cada ponto de sua circunferência é associado a um número real, esse círculo é uma circunferência de intervalo [0,2π].
No círculo trigonométrico a função seno se dá no eixo vertical e a função cosseno se dá no eixo vertical.
A função seno é uma função periódica, ele é chamada de periódica pois ela pode se repetir várias vezes em um círculo trigonométrico e o período é o menor intervalo de tempo em que ocorre a repetição de um fenômeno, por isso essa função é ilimitada e periódica de período 2π.
A função seno é uma função que a cada X ϵ R se reflete na função sen(x). Se a função ocorrer no primeiro ou no segundo quadrante ela é positiva e se ocorrer no segundo ou no quarto quadrante ela é negativa. No primeiro quadrante a função é crescente, pois como ela é na vertical a medida que seu valor aumenta o valor de seu seno também aumenta, pois o raio vai de 0 a 1, e a função é decrescente no segundo e no terceiro quadrantes, pois o raio vai de 0 a -1, ela também pode se aumentar no quarto quadrante que vai de -1 a 0.
O gráfico de uma função seno é dado por uma senoide.
FUNÇÃO COSSENO
Já na função cosseno o valor da circunferência irá se corresponder a cos(x), ela é positiva quando está no segundo ou no terceiro quadrantes. Essa função é decrescente quando os valores estão no terceiro e no quarto quadrantes, que diminuem de 1 a -1, e é crescente no terceiro e no quarto quadrante, onde o valor aumenta de -1 a