adsa
1 - INSPEÇÃO VISUAL E DIMENSIONAL DOS CONSUMÍVEIS
Por ocasião do recebimento e utilização, os consumíveis deverão ser examinados de acordo com os seguintes aspectos:
1.1 - EMBALAGEM
Os eletrodos revestidos são embalados de forma a garantir um certo grau de estanqueidade. A embalagem de eletrodos e fluxos não deve apresentar defeitos que provoquem a contaminação e/ou danos no consumível.
As duas formas mais utilizadas de embalagens para os eletrodos revestidos são as latas em folhas-de-flandres e os cartuchos.
Latas - As latas devem ser providas de costura longitudinal e tampas providas de emborrachamento na parede interna ao longo das bordas de fechamento a fim de auxiliar na estanqueidade após o fechamento.
Cartuchos - Os cartuchos devem ser de plástico, de polietileno de alta densidade com fita seladora adesiva ou em caixa de papelão.
1.2 - IDENTIFICAÇÃO DA EMBALAGEM
Por exigência normativa, as embalagens devem conter as seguintes informações (Figura
1.1), de modo legível e sem rasuras:
-
Marca comercial;
Especificação AWS;
Classificação AWS;
Diâmetro do eletrodo;
Número da corrida;
Data de fabricação.
Figura 1.1 - Identificação típica de eletrodo em tampa de embalagem em folha-deflandres
CONSUMÍVEIS
101
CONSUMÍVEIS
1.3 - CONTROLE NO RECEBIMENTO
O controle no recebimento, pelo usuário, compreende:
-
verificação do estado da embalagem; identificação da embalagem; identificação da classe do eletrodo; verificação dos dados do certificado e confronto com a especificação correspondente, quando solicitado na compra; exame visual dos consumíveis, por amostragem; verificação do peso líquido; controle dimensional.
Vejamos cada um deles:
Exame Visual:
É a inspeção, à vista desarmada, do eletrodo, procurando identificar a eventual existência de oxidação na ponta de pega e ponta de arco, descontinuidades e defeitos na porção revestida e excentricidade aparente do revestimento.
O exame visual é