adsa
Atualmente, é possível perceber que as necessidades educacionais indicam a existência de um crescente campo de trabalho para o psicólogo nas instituições educacionais. A necessidade do trabalho em equipe interdisciplinar deve ser destacada, pois impõe-se ser reconhecida como uma tarefa de aprimoramento do espaço educativo, onde a atuação do psicólogo se dá não só na dimensão psicoeducativa como também na dimensão psicossocial da instituição escolar.
A interdisciplinaridade na escola é um fator essencial para possibilitar uma efetiva construção da sabedoria. É algo que deve ocorrer também dentro da sala de aula, onde os professores aproximam suas disciplinas potencializando o conhecimento adquirido do aluno e significando o seu aprendizado, que deve ter como premissa o prazer e o sentido.
Segundo o dicionário de Psicologia, motivação é um estado subjacente inferido que energiza o comportamento, provocando a sua ocorrência. Dessa forma, a motivação escolar se tornou uma área de investigação que permite explicar, prever e orientar a conduta do aluno no contexto escolar (Gutiérrez, 1986). Tem sido também um termo muito utilizado para justificar êxitos ou fracassos de alunos. Muitos professores colocam a alegada “falta de