Adoção legal
MAÍZ RAMOS JUNQUEIRA
*
JAMILLE DE FREITAS SERRES
RESUMO – O artigo relata uma experiência de estágio curricular em Serviço Social, realizado no Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Guaíba/RS. Mediante o conhecimento da realidade, em uma postura investigativa, construiu-se um projeto na área da adoção para esclarecer os caminhos legais da medida aos serviços de saúde, ao Conselho Tutelar e aos representantes de igrejas da Comarca. Foram realizadas oficinas com esses atores e elaborado o Guia da Adoção, material educativo distribuído na comunidade. A experiência permitiu concluir a importância dos esclarecimentos sobre a adoção, do trabalho em rede e a necessidade de permanente reflexão sobre o tema e a ação profissional.
Palavras-chave – Serviço Social judiciário. Infância e juventude. Adoção.
artigo apresenta uma experiência de estágio curricular na área do Serviço Social. O estágio foi desenvolvido no Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Guaíba/RS, no período compreendido entre os meses de janeiro e dezembro de 2008. Mediante o conhecimento da realidade e o desvelamento das principais demandas de intervenção, construiu-se um projeto na área da adoção intitulado “Adote esta ideia: a adoção pelos caminhos legais”.
O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência vivida, que representou significativas
A prendizagens a todos os atores envolvidos. O texto se destina especialmente aos estudantes e profissionais envolvidos com a enriquecedora e estimulante experiência de estágio. Acredita-se que a Mestranda em Educação na UFRGS. Especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Assistente Social do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul lotada na Comarca de Guaíba.
Guaíba – RS/Brasil. E-mail: maizjunqueira@pop.com.br
Assistente Social graduada pela PUCRS. Porto Alegre – RS/Brasil. E-mail: