Fundamentos teóricos e aprendizagem
PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E APRENDIZAGEM
Sonia Fujii de Matos Prudêncio
São Miguel Paulista
2010
ATIVIDADE 1
Pesquisa sobre Desenvolvimento e Aprendizagem
Segundo Piaget, a criança é um ser ativo, atento e constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. A criança tem uma visão particular sobre o mundo e a medida que se desenvolve, em sua interação com o adulto, aproxima-se de suas concepções tornando-se socializada. Assim, a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento.
Acredito que os conceitos são construídos tanto a partir da experiência individual da criança, como a partir de conhecimentos transmitidos na interação social, em especial a escola. Acontece também, quando a criança observa objetos ou situações, manipulando e vivenciando diretamente. Como exemplo, podemos falar sobre o conceito “gato”. Este conceito construído no dia a dia pela criança pequena, não é a mesma coisa do conceito de “ser vivo” aprendido nas aulas de Ciências. Essa diferença diz respeito ao modo como cada conceito se desenvolve e funciona.
Para Piaget, o aprendizado é construído pelo aluno e educar consiste em estimular a procura do conhecimento. Portanto, educar não se restringe a mera transmissão de conteúdos, mas sim, estimular a atividade mental dos alunos. Devemos respeitar as individualidades de cada aluno ou sujeito, além de dar vazão à criatividade, à construção do próprio conhecimento e o desenvolvimento cognitivo e intelectual, de acordo com a idade e com os processos individuais e internos de aquisição do aprendizado.
Sua contribuição para nosso trabalho didático está no conhecimento dos diferentes estágios, pelos quais as crianças passam em relação à sua aprendizagem, estimulando a atividade mental e a construção do conhecimento dos alunos, assumindo uma postura diferenciada em nossa prática pedagógica, focando no “como” ensinar (professor facilitador) e “para quem” ensinar