Portfólio portugues i
PORTFÓLIO FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE PORTUGUÊS I
ROSILENE VIEIRA
PARACATU-MG
MAIO/2012
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS FINOM
PORTFÓLIO FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE PORTUGUÊS I
ROSILENE VIEIRA
Portfólio apresentado ao curso de Pedagogia EaD da Faculdade do Noroeste de Minas FINOM, como requisito para aprovação em Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Português I.
Profª.: Esp. Vasti Mendes da Silva Rocha
Unidade Autônoma de Estudos: Paracatu – PED1-071C
PARACATU-MG
MAIO/2012
INTRODUÇÃO
Os PCN’s têm o objetivo de desenvolver dentro do ensino de língua portuguesa quatro habilidades lingüísticas, são elas: a leitura, escrita, a oralidade e a produção de texto. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Português I, possibilitará o aprimoramento do saber, os conceitos básicos do conhecimento sobre o ensino da língua portuguesa, analisar, discutir e organizar seu conteúdos compreendendo o significado social, histórico e político de suas mudanças relacionadas a leituras e escritas que estão sempre presentes em nosso dia-a-dia, também analisar as concepções teóricas, os métodos de ensino, suas habilidades de aprendizagem didáticas sobre a linguagem oral e escrita para melhor desenvolver o seu trabalho.
DESENVOLVIMENTO
A língua é um código verbal de fundamental importância para o ser humano se comunicar, e expressar seus sentimentos, enfim interagir socialmente com outras pessoas, ela é definida como um sistema discursivo, e tem origem na interlocução; sua essência está na interação verbal e se faz através de textos ou discursos; pode ser falados ou escritos. Os PCN’s de língua portuguesa é devidamente