Perguntas sobre o livro vidas secas
“(…) pendendo-lhe das orelhas duas argolas de ouro que cresciam, cresciam, até atingir o tamanho do sol (…)”
“(…) A mãozinha imunda de dedos ressequidos , aos pobres olhos doentes”
“(…) A pele empretecida como uma casca, (…)”
A própria linguagem utilizada durante todo o trecho parece ser seca como o espaço, transmitindo exatamente a idéia de miséria e sofrimento. 2. O romance situa-se em 1915, ano em que o sertão nordestino sofreu uma seca devastadora. Exposto ao clima semi-árido do sertão, Chico Bento sofre os efeitos da fome e da insolação. Destaque o trecho em que isso ocorre. Comente o papel do sol no delírio do personagem.
Por conta das condições precárias em que vivia Chico Bento, este se mostrava sem trato, sujo, com vestes precárias. “(…) se enrolava nos ossos da perna, como um pano a enxugar se enrola nas estacas da cerca.”, mostrando assim a magreza de Chico.
Sob efeito do sol, Chico tinha delírios, confundia as idéias e já ficava sujeito ao calor durante muito tempo, procurando algo para sobreviver. Ele pensa em sua mulher e mistura as imagens que ele tem dela: “Depois sua pobre cabeça dolorida entrou a tresvariar, a vista turvou-se como as idéias, confundindo as duas imagens (…)”. 3. A fome é tão grande que não é apenas pelo estômago que os personagens a sentem, nem pela boca que a saciam. Justifique essa afirmação com passagens do texto.
A fome mostrada no texto “O Quinze” representa algumas deficiências na vida do sertão nordestino. É indiscutível que a fome se apresenta de forma física nos personagens, como no fragmento: “(…) O cabelo, em floripas sujas, como que gasto, acabado, caía, por cima do rosto, evesgando os olhos, roçando a boca. A pele, empretecida como uma casca, pregueava nos braçõs e nos peitos, que o casaco e a camisa rasgada descobriam. A saia