Adoção - desafios ou esperança
Geralmente, nos processos de destituição de poder familiar, estão anexadas todas as informações sobre o passado dos genitores e da família biológica, as condições da gravidez e documentos médicos. É direito do adotante conhecer o passado de seu(sua) filho(a). O adotante pode pedi ao fórum que solicitasse ao hospital onde a criança nasceu, todos os documentos referentes ao pré-natal, parto e cuidados após o nascimento, incluindo exames e medicamentos tomados.
Pra falar a verdade, o que mais se aprendi com a maternidade é que, independente da adoção ou gravidez, a gente passa a viver enfrentando situações com as quais não sabemos lidar. Todo dia, o tempo todo. Não sabemos como lidar com birras, com desfralde, com filho que morde os amiguinhos, com criança doente, com a sensação de fracasso. Eu não sei se as crianças terão alguma dificuldade de aprendizado no futuro, algum trauma ou algum tipo de problema que necessite de cuidados especiais, não tem como saber. E esperar esse futuro desconhecido faz parte do papel dos pais.
Adoção é amor, porque ter filhos é amor. A gente só tem certeza do amor. Nenhuma mamãe e nenhum papai consegue ter certeza de que os filhos não terão problemas, traumas ou distúrbios e todos torcem para que isto não aconteça. Mas ter filhos significa aprender, enfrentar, aceitar, criar e fazer de tudo para que eles tenham a melhor vida, e que possam ser boas pessoas, para construir uma sociedade mais justa e que promovam a equidade