Resumo sobre Economia
Problemas Econômicos Fundamentais: Consiste na necessidade humanas que se renovam todos os dias e os desejos que são praticamente ilimitados, entretanto os recursos (Recursos naturais / Mão de Obra / Capital/Insumos) são limitados e escassos.
Trade off: É uma expressão que define uma decisão difícil de tomar, uma escolha que se tem e fazer, e que acarreta inevitavelmente uma consequência.
Necessidades: O que precisamos para viver. o Necessidades Primárias: Fisiológicas e Segurança. o Necessidades Secundárias: Sociais, Estima e de Auto realização.
Bem: É tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas. Podem ser classificados de diversas formas:
Quanto à natureza: o Materiais: São aqueles que podemos tocar. Ex.: Água, alimentos, veículos, etc. o Imateriais: Produzidos, principalmente, pela ação de outras pessoas.
Quanto à obtenção: o Livres: São aqueles que existem em grande quantidade e podem suprir de forma satisfatória a toda demanda. Ex: Chuva, sol e o ar. o Econômicos: São os que têm utilidade para o homem, são escassos, limitados e sua obtenção custa trabalho.
Os econômicos se dividem em três: o Consumo: são os que satisfazem de forma direta e imediata às necessidades humanas (durável ou não durável). o Produção/Capital: São o conjunto de bens fabricados pelo homem utilizados no processo de fabricação de outros bens. O capital é a riqueza acumulada pela sociedade, destinadas à produção de novas riquezas. o Raros: São aqueles que não têm utilidade imediata para o ser humano, embora não deixem de ter importância econômica. Ex: Mona Lisa
Observação: Tanto os Bens de Consumo como os Bens de Capital podem ser classificados como Bens Finais, que consiste nos bens que já passaram por todos os processos de transformação, estão acabados. (Existem também os