O Capital _ Critica da Economia Politica: Capitulo XX – Considerações Históricas Sobre o Capital Comercial Autor : Karl marx, Livro III d’ O Capital _ Resumo
Critica da Economia Politica
Capitulo XX – Considerações Históricas Sobre o Capital Comercial
Autor : Karl marx, Livro III d’ O Capital
Resumo
O Capital comercial está inicialmente ligado o modo de ser na forma antiga do Capital ganhado formato de Capital de comércio de mercadorias e na de capital de comércio de dinheiro. O Capital comercial contém em sua esfera a da circulação de mercadorias, na qual sua função exclusiva é mediar o intercâmbio (troca) de mercadorias, nas condições de circulação simples de mercadoria e dinheiro na produção mercantil simples, assim mercadoria gera dinheiro e dinheiro mais mercadoria, M_D_M.
O capital Comercial ganha formato próprio, o dinheiro ganha formato autônomo do valor_ fortuna monetária, o comerciante assume papel de mediador D_M_D “ dinheiro a forma autônoma do valor de troca, como o ponto de partida, e o aumento do valor de troca como o fim autônomo ”. Este Capital comercial é mais antigo do que o modo de produção capitalista em seu modo de existência livre, estando presa a esfera de circulação e sua função é mediar o intercambio de mercadorias, ocorrendo a troca direta, tal intercambio separador da produção e efetuados por não produtores, ganha em si a forma de multiplicar a riqueza _ a riqueza como valor de troca dando movimento ao dinheiro.
Na movimentação deste comercio promove a geração de excedente, e produção cada vez mais volta para o valor de troca, impulsiona o D_D+ variação de D (Valor de uso finalidade ultima) tende ao uso final de intercambio de valores. No modo de produção Capitalista o Capital comercial possui uma função específica e histórica do capital no seu modo de produção capitalista.
O Capital comercial era função por excelência do capital, quanto menos desenvolvido for o modo de produção _ fortuna monetária = fortuna comercial, primeiro como concentração de fortuna monetária e segundo o modo de produção capitalista pressupõe produção para comercio venda por atacado, logo