Fisiologia Vegetal
A fisiologia vegetal estuda os fenômenos vitais que acontecem nas plantas. Estes fenômenos podem referir-se ao metabolismo vegetal; ao desenvolvimento vegetal; ao movimento vegetal ou a reprodução vegetal. Os fenômenos relativos a herança constituem uma parte tão importante da fisiologia que forma uma disciplina independente: a genética.
soma de todos os processos e estruturas que contribuem para a vida de uma planta. é interdisciplinar e avança rapidamente como ciência. a relação entre estrutura e função é essencial. as plantas são organismos dinâmicos.
Conceito de Planta[editar | editar código-fonte] algas, plantas superiores e inferiores – variações contínuas de um mesmo tema. nosso foco principal será em Angiospermas (plantas com flor “superiores”)
Composição dos Vegetais[editar | editar código-fonte] a célula é a unidade fundamental. células contém proteínas, ácidos nucléicos, lipídios, carboidratos e etc...
Membrana Plasmática[editar | editar código-fonte] camada dupla de lipídios na qual os fosfolipídios predominam. altamente fluida, impermeável a maioria das moléculas polares. contém muitas proteínas (tanto integrais como periféricas) envolvidas na estruturas e transporte.
Vacúolos[editar | editar código-fonte] exclusivos às plantas e fungos vesículas internas grandes (>90% do volume da célula) envolta pelo tonoplasto. funções múltiplas- mantêm a pressão de turgor, forma do citoplasma, armazenamento, regulação do citoplasma.
Núcleo[editar | editar código-fonte] centro controlador da célula (com DNA)
Sistemas de Endomembranas[editar | editar código-fonte] organelas ligadas à membrana retículo endoplasmático (RE) liso e rugoso (este com ribossomos). síntese de proteínas e processamento. dictiossomos (golgi)-processador de glicoproteínas.
Mitocôndrias[editar | editar código-fonte] local da respiração celular, metabolismo do carbono; organela de membrana dupla; produção de energia sob forma