Adones
Evandro preocupou-se em fazer um levantamento da real situação da saúde no estado.
As Unidades Mistas de Saúde dos municípios são as que apresentam maiores dificuldades. Segundo a Coordenadora da Regional de Saúde, Maria Consolata, ao assumir a coordenação, muitos foram os diretores que procuraram o departamento para relatarem suas necessidades. “A nossa coordenação é responsável em oferecer suporte para as unidades de saúde dos municípios. Não sei o que foi feito nos anos anteriores, pois, deixaram os municípios sem condições de oferecer um atendimento descente à população”, comenta a coordenadora.
Hoje, as Unidades Mistas de Saúde apresentam vários problemas, que vão desde a contratação de pessoal, transporte de pacientes, aquisição e manutenção de equipamentos hospitalares, manutenção e recuperação dos prédios, destinação adequada dos resíduos hospitalares, entre outros.
Esses problemas foram apresentados em uma reunião com a coordenação da regional, que reunida com os diretores das unidades formalizaram um relatório que foi encaminhado ao secretário de saúde. “Ouvimos as necessidades de cada diretor e ficamos surpresos com o descaso da gestão anterior com a saúde nos municípios. Todas as solicitações já foram repassadas para o secretário, Evandro Gama, que de imediato solicitou a criação de um plano emergencial para a saúde destes municípios”, explica.
Vendo o problema de perto
Semana passada o Secretário de Saúde, Evandro Gama, acompanhado do Governador do
Estado, esteve visitando o município de Laranjal do Jarí.