Adolescência e a relação entre jogos eletrônicos e a internet
Este artigo discute a interação dos adolescentes com a internet e os jogos eletrônicos, como lidam com a construção da identidade nesse período de transição, discutindo os elementos que os adolescentes tem acesso nesse ambiente, mas também os aspectos espaços de aprendizagem que possibilita. Observamos que os educadores devem auxiliar as crianças e adolescentes sobre os diversos assuntos que eles acessam para evitar um mal entendimento por parte deles, assim como estarem atentos para possíveis problemas causados pelos jogos e pela internet.
1. Introdução
Adolescência origina-se do latim e se refere ao período da vida humana entre a puberdade e a virilidade (Gurgel et al. 2008).
Psicologicamente falando é um período que se estende da terceira infância até a idade adulta, caracterizado por intensos processos conflituosos e persistentes esforços de auto-afirmação. Corresponde à fase de absorção dos valores sociais e elaboração de projetos que impliquem plena integração social (FERREIRA, 1975).
A adolescência é uma fase de transição, durante a qual se perde a criança e se pode adquirir um adulto. É neste período que a maturidade biológica e sexual é atingida, se define a identidade sexual e, potencialmente, é onde se define o espaço social de homem ou mulher. Vitiello (1994, p. 10)
No período da puberdade, que corresponde ao componente orgânico da adolescência, o indivíduo volta suas atenções para as mudanças do corpo e concentra suas energias no processo psíquico de perda do corpo infantil e de aceitação de novas formas. (Vitiello, 1994)
Ainda segundo Vitiello (1994) A ansiedade gerada pela puberdade é decorrente, além de outros aspectos, do medo de fisicamente não conseguir atingir o padrão socialmente aceito e ser então desprezível.
A construção da identidade pessoal é considerada a tarefa mais importante da adolescência, o passo crucial da transformação do adolescente em adulto produtivo e maduro. (Ferreira et. al. 2003)Similares)