trabalho
1. Adolescência Antigamente
Antigamente a adolescência era uma fase muito reservada e, ninguém, normalmente nossos pais, costumavam falar sobre a respectiva fase, achavam que era uma coisa feia, ou seja, não havia tanto conhecimento por parte das pessoas referente a essa fase da vida. Isso aconteceu porque a puberdade da maioria de nossos pais foi nos anos entre 60 e 70, nessa época eles tinham menos liberdade.
Alguns pais eram mais liberais já outros não, assim como consequência apenas alguns filhos podiam sair para bailinhos sozinhos. Por esse motivo, a maioria dos adolescentes costumavam conversar sobre as mudanças biológicas com seus amigos, a conversa com os pais era raro o que se deve a cultura produzida na época.
2. Adolescência Atualmente
A fase da adolescência é um processo de contínua mudança, pois, é reflexo da sociedade, que está em constante modificação. Sendo assim quando se tem padrões culturais reformulados isso também atinge a formação das pessoas e consequentemente da adolescência.
Os movimentos culturais dos anos 60 e 70, como o movimento "hippie" e os protestos políticos/ estudantis no Brasil e no mundo, possibilitaram uma nova postura de atuação do adolescente na sociedade.
O acesso a uma grande gama de informações sugere novos questionamentos e mudanças mais aceleradas do que á 30 anos atrás, por exemplo. Assim, atualmente, os adolescentes tem mais liberdade para relacionar-se com o mundo.
Com o desenvolvimento das novas tecnologias como celulares, internet entre outros, o adolescente passou a ter mais liberdade o que há alguns anos atrás era mais difícil devido ao controle mais rígido dos pais.
Os meninos e meninas que nasceram a partir de 1990 estão sempre conectados, o que os leva a ter interesse por mais assuntos e a ser mais bem informados de maneira geral.
Hoje, o adolescente tem um papel mais participativo na sociedade, devido ao maior acesso a informação e ao espaço