Adolescência na contemporaneidade
Acadêmica: Jéssica Rech
Universidade de Caxias do Sul
ADOLESCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
No mundo contemporâneo a adolescência é considerada como um ideal cultural, onde todas as pessoas desejam permanecer. O significado do termo adolescência vem do latim adulescens, que significa crescer. Podemos caracterizá-la também como uma passagem da infância para a vida adulta. Porem, não se pode dizer exatamente a idade em que esta fase acaba, pois justamente por virar um ideal sociocultural, as pessoas têm vivido por um tempo ainda maior esta fase. Assim, o surgimento da adolescência articula-se ao ideal de liberdade presente de forma cada vez mais dominante na cultura e sociedade contemporânea.
Os adolescentes da contemporaneidade são diferentes de outras épocas. Eles refletem as mudanças. A adolescência é um resultado social. Se um adolescente esta perdido, podemos concluir que a sociedade também está perdida, pois ele é uma construção do reflexo social. A sociedade é contraditória ao que os pais ensinam em casa aos adolescentes. Valores, política, moral, tudo está sendo pregado diferente pela sociedade. E os adolescentes acabam ficando muito soltos, acreditando que não há mais conseqüências para os seus atos. Eles não têm condições cognitivas, raciocínio para administrar tudo isso.
Além disso, temos muitos sistemas falidos em nossa sociedade. As escolas não estão ajudando na educação dos jovens. Podemos ver nas noticias muitos adolescentes revoltados, contrariando professores, ferindo colegas e praticando atos nunca vistos antes. Neste mundo contemporâneo, está tudo muito acessível, não há mais conseqüências do que se faz errado, e está ficando tudo “normal” aos olhos da sociedade.
Conforme o artigo de Luciano de Carvalho Lírio, a pós-modernidade marca o fim da adolescência ingênua, aquela adolescência protegida e controlada pelos pais e autoridades e o inicio da adolescência multimídia e novas tecnologias com