Debate Bilhete Único Mensal
2® Ponto de vista: Não, a implementação está equivocada, pois o bilhete único deveria atingir a população de mais baixa renda e, consequentemente, de menor escolaridade. Ao ter esse perfil de usuário, pode-se perceber que esse programa não atingiu a população que mais necessita dele.
Este ponto de vista está errado, pois na realidade o bilhete único mensal não foi criado apenas para pessoas de baixa renda, conforme matéria postada no dia 15-04-13 no site redebomdia.com.br de São Paulo. http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/48563/comeca+hoje+o+bilhete+unico+mensal+ Trechos da matéria:
“O objetivo do programa é uma mudança de cultura”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, durante o lançamento do serviço, no início do mês. “Desejamos que as pessoas que têm uma rotina de trabalho ou estudo tenham o Bilhete Único mensal como a principal alternativa de utilização das vias de São Paulo. Temos que perder esta ideia de que ônibus é coisa de pobre. É um novo conceito de civilidade.”
“Com esta nova modalidade de bilhete, o passageiro terá maior comodidade e liberdade para utilizar o sistema de transporte coletivo da cidade”, frisou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
Com base nessa matéria é possível chegar à conclusão que o bilhete único não visa apenas atingir as pessoas de baixa renda, mas a população de maneira geral, inclusive estudantes, que pagarão a metade do valor mensal e poderão utilizar igualmente o bilhete durante todo o mês. A intenção da criação do bilhete único é facilitar a todos o uso do transporte público.
O portal de notícias DMPT de São Paulo também publicou uma matéria sobre o assunto. http://www.dmptsp.org.br/todas/576-haddad-anuncia-bilhete-unico-mensal Trechos da matéria:
“Nas caminhadas que tenho feito pela cidade, já ouvi muitas pessoas dizendo que sequer podem visitar parentes no final de semana por não terem condições de pagar a