Adocao
Cultura: Um Conceito Antropologico
Resumo do livro: Cultura Um Conceito Antropológico de Roque de Barros Laraia
Cultura: um conceito antropológico
No livro Cultura: um conceito antropológico, Roque de Barros Laraia. O autor faz um estudo acerca do conceito de cultura em diversas temporalidades que visavam responder determinadas questões relacionadas à cultura.
A partir da análise de diversas sociedades culturais, ele mostra aquilo que elas possuem de comum, define os principais conceitos de cultura, aponta como natureza colaborou para criação da cultura e faz uma linha histórica de desenvolvimento. Em seguida, aborda como o homem lida com a cultura e como ambos são influenciados.
Introduz a idéia de que todos os homens são idênticos, à cultura praticada por eles é o que separam e os tornam estranhos uns aos outros.
Os estudos apontavam as características genéticas como grandes influenciadoras da personalidade humana. “E, mostrando-se logo no começo da obra, como um “determinista cultural”, o autor fala que independente dos genes, o que prevalece é a cultura.” Ele diz que até a divisão do trabalho por sexo é um aspecto meramente cultural.
O autor cita o Determinismo Geográfico, o qual afirmava que as diferenças no ambiente físico afetavam a diversidade cultural. Entretanto, em seguida o escritor comenta que na década de 20, há uma quebra desse conceito. “É possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.”
O autor destacou estudos realizados antes do surgimento do termo culture. Acerca do desenvolvimento ele demonstrou que a mente do homem seria uma “caixa vazia”, com a possibilidade de adquirir conhecimento. Era através dessa aquisição, que ia sendo preenchida.
O autor tenta deixar claro que apesar do homem ser um animal, a cultura afasta-o definitivamente desse aspecto. “O homem ao adquiri-la perdeu a propriedade animal. Tudo que o homem faz, aprendeu com os seus