Adminstração estratégica
Neste trabalho destacaremos algumas ferramentas da Administração Estratégica que visam responder aspectos como: onde a organização está? (através do diagnóstico estratégico); aonde a organização quer chegar? (através da visão e objetivos); como a organização irá chegar? (através das metas, programas e ações); e como a organização está indo? (através dos sistemas de controle).
Os dados foram extraídos da empresa Mariano & Dias Ltda, mais conhecida como Purific Três Lagoas. Trata-se de uma rede de franquias atuante no mercado com revenda de Purificadores de Água com mais de 250 lojas e aproximadamente 10.000 representantes comerciais atendendo mais de 5 milhões de consumidores no Brasil e outros países da América do Sul e Estados Unidos e que em agosto de 2011 a inaugurou mais uma de suas lojas na cidade de Três Lagoas.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 O Triângulo Estratégico
Propósito, ambiente externo e capacitação representam os três vértices desse triângulo, os quais, na realidade, representam os pontos fundamentais da formulação da estratégia. A estratégia por sua vez, pode ser encontrada ao centro do triângulo, simbolizando o objetivo principal da análise. Definindo e limitando aquilo que a organização quer.
O propósito é composto pela visão, missão, princípios, valores e suas opções estratégicas. A análise do ambiente externo por seu turno é responsável por identificar ameaças e oportunidades, identificando as possíveis limitações estratégicas da organização.
A capacitação diz respeito às possibilidades da organização frente às aspirações de seus clientes, ou seja, o que a organização tem condição de fazer bem e com qualidade. Nesse contexto, as estratégias serão formuladas, identificando aquilo que quer, pode e deve ser feito para o alcance dos objetivos traçados.
Associados à Estratégia encontramos aspectos positivos e negativos, os quais serão preponderantes na decisão de adoção das mesmas no ambiente organizacional.
2.1.1