Virtualização
IFSul
Sistemas Operacionais
Virtualização
Luan Lima, Gabriel Marin
2K
Professor: Fábio
Julho-2012
Sapucaia do Sul
Virtualização conceito: Virtualização é a técnica que permite particionar um único sistema computacional em vários outros, denominados de máquinas virtuais. Cada máquina virtual oferece um ambiente completo e muito similar a uma máquina física. Com isso, cada máquina virtual pode ter seu próprio sistema operacional, aplicativos e serviços de rede, acesso a internet, entre outros. É possível ainda interconectar (virtualmente) cada uma dessas máquinas através de interfaces de redes, switches, roteadores e firewalls virtuais.
Vantagens:
Principalmente econômica. Suprindo também a necessidade de diminuir o desperdício de recursos, por exemplo, energia elétrica. Além da segurança, pois cada máquina virtual é isolada das demais. A falha de um software não prejudica os demais serviços, gerando mais cofiança e disponibilidade. À adaptação as diferentes cargas de trabalho podem ser tratadas facilmente .Aumento de desempenho, pois, é simples trocar a maquina virtual de plataforma.
Desvantagens:
Vulnerabilidade: as máquinas virtuais são menos seguras que as máquinas físicas. Pois se o sistema operacional hospedeiro tiver alguma vulnerabilidade, todas as máquinas virtuais que estão hospedadas nessa máquina física estão vulneráveis, VMWare é uma camada de software, portanto, como qualquer software, está sujeito a vulnerabilidades. Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser instanciados, monitorados, configurados e salvos. Existem programas que fornecem essas soluções, justamente por se tratar de um dos maiores contra-tempos na implementação da virtualização. Vale lembrar que o VMWare é a plataforma mais flexível e fácil de usar, mas ainda apresenta falhas que comprometem a segurança, assim como as demais plataformas. Desempenho: