Administrção ; teorias
a) Tecnologia de elos em seqüência: Baseada na interdependência serial das tarefas necessária para completar um produto: o ato Z poderá ser executado depois de completar com êxito o ato Y que, por sua vez, depende do ato X e assim por diante, dentro de uma seqüência de elos encadeados e interdependentes. É o caso da linha de montagem da produção em massa. Cada tarefa depende da anterior.
b) Tecnologia mediadora: A tecnologia mediadora tem por função interligar clientes que são ou desejam ser interdependentes. O banco comercial liga os depositantes com aqueles que tomam dinheiro emprestado. A companhia de seguros liga aqueles que desejam associar-se em riscos comuns. A empresa de propaganda vende tempo ou espaço, ligando os veículos às demais organizações. A companhia telefônica liga aqueles que querem chamar com os que querem ser chamados. A agência de colocações faz a mediação entre procura e oferta de empregos.
c) Tecnologia intensiva: Representa a convergência de varia habilidades e especializações sobre um único cliente e a seleção, a combinação e a ordem de ampliação são determinadas pela retroação proporcionada pelo cliente.
2) De acordo com as tecnologias e com o seu arranjo na empresa, quantas e quais são suas principais características?
De acordo com o produto ou resultado, a tecnologia pode ser classificada de duas maneiras: quanto a sua flexibilidade e quanto ao seu produto ou resulto. São elas:
Tecnologia flexível e produto concreto: A organização efectua com facilidade mudanças para um produto novo ou diferente através das máquinas, técnicas, pessoal, conhecimento, etc. Ex: as empresas