Lins
No livro "A dimensão oculta", Eduard T. Hall (1914-2009), antropólogo estadunidense, introduz uma nova palavra no dicionário: Proxêmica, a palavra que, a partir de então, fará parte dos estudos de antropólogos, sociólogos, psicólogos, arquitetos e urbanistas.
Proxêmica é o estudo das inter-relações entre o ser humano e o espaço.O homem e seu ambiente não podem ser estudados separadamente, pois fazem parte de um sistema em interação.
Primeiro, os antropólogos descobriram que a linguagem não é apenas um meio de que o ser humano se dispõe para expressar-se, mas que é também um elemento importantíssimo na formação do pensamento.
"(...) a própria percepção que um ser humano tem do mundo ao redor de si é programada pela língua que ele fala, exatamente como um computador é programado. Como o computador, a mente do homem registra e estrutura a realidade externa somente em conformidade com o programa. " (pag. 2)
Para Hall, este mesmo princípio válido para a linguagem aplica-se também aos espaços.
"(...) o homem e seu ambiente participam na moldagem um do outro." (pag. 5)
O ser humano constrói suas moradias, suas cidades, seu ambiente, baseado em sua cultura, sua maneira de perceber o mundo. No entanto esta maneira de perceber o mundo está, em grande parte, condicionada pelos espaços nos quais se vive.
Isto pode ser comprovado facilmente por pessoas que viajam e ao conhecer cidades diferentes, construídas sob uma cultura diferente, mudam sua percepção de mundo e retornam à sua cidade de moradia percebendo as mesmas coisas sob um novo ponto de vista.
"Não importa o que aconteça no mundo dos seres humanos, acontecerá num cenário espacial; e o projeto desse cenário exerce uma influênccia profunda e persistente sobre as pessoas que nele se encontram." (p. XI)
A Etologia (ciência que estuda o comportamento dos animais) descobriu que cada espécie de animal tem necessidade de um determinado espaço,