José Lins
Nascimento: 3 de junho de 1901, Pilar, Paraíba
Falecimento: 12 de setembro de 1957, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Cônjuge: Filomena Masa Lins do Rego (desde 1924)
Filmes: Fogo Morto, Bela Donna
Filiação: Amélia Lins Cavalcanti, João do Rego Cavalcanti.
Menino de Engenho conta a história de Carlos, um menino órfão, que aos quatro anos de idade perde a mãe assassinada pelo pai, devido a uma loucura incontrolável. Mediante esta situação, Carlinhos é levado pelo tio Juca ao engenho do avô materno José Paulino – o Santa Rosa.
Obra-prima de José Lins do Rego, esse romance regionalista mostra o declínio dos engenhos de cana-de-açúcar nordestinos e traça amplo perfil das figuras decadentes que giravam em torno dessa atividade econômica.
Água-Mãe - José Lins do Rego
A história se passa na Região dos Lagos fluminense e gira em torno da Casa Azul, temida pelo supersticioso povo local por ter sua história marcada por tragédias familiares. Nunca houve pessoa ligada a essa casa que tivesse tido um final feliz. Até que a rica família Mafra reforma, espanta os fantasmas e passa a dar vida ao lugar malfazejo.
Gostaria de saber por que momento o autor estaria vivendo ao escrever esse livro. As últimas 150 páginas correspondem a um desfiar de tragédias sem igual, descritas de forma ininterrupta em parágrafos compactos que duram mais de uma página, não dá tempo nem de respirar e digerir uma desgraça e já vem a próxima, pior.
Quem tem tendência à depressão ou ao suicídio deve passar longe.