teoria da administrção pública
1. Descreva o que você entendeu por dominação e qual a relação desse conceito com a Administração Pública? Dominação é a capacidade de uma pessoa conseguir que outra pessoa consciente e em pleno uso de suas faculdades mentais faça a sua vontade e não a dela. É a possibilidade de uma relação de mando seja obedecida, por meio de uma dada legitimidade.
A relação com administração publica é que ambas não deixa de ser uma forma de poder, sendo tipo especial, de ser legitimados entre dominantes e dominados.
2. Cite os tipos de manifestação de uma dominação? De acordo com Weber são três os tipos possíveis que são: A Tradicional, a Carismática e a Legal.
3. Faça uma síntese das três tipologias de Administração Pública vistas nessa unidade e monte um quadro comparativo. Comente as principais diferenças entre elas.
Patrimonialismo é um termo utilizado para descrever a falta de distinção por parte dos líderes políticos entre o patrimônio público e o privado em um determinado governo de determinada sociedade. Mediante tal prática, os governantes consideram o Estado como seu patrimônio, numa total confusão entre o que é público e o que é privado, noção que prevaleceu durante o período dos estados absolutistas. A administração pública burocrática distingue claramente o público e o privado. Nela há separação entre o político e o administrador público. Aqui se deu o surgimento de burocracias públicas compostas por administradores profissionais com recrutamento e treinamento específicos.
Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outra ora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados.
PATRIMONIALISTA
Não separação entre os patrimônios pessoais e o publico.
BUROCRÁTICA
Separação entre os patrimônios pessoais e o publico, fim do mandonismo