Trab. Ferrovia de Carajás-História e Importância
Transporte ferroviário é o realizado sobre linhas férreas para transportar pessoas e mercadorias. As mercadorias transportadas neste modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, etc.
Uma característica importante da linha férrea é a bitola que tem como definição a distância entre os trilhos de uma ferrovia. No Brasil, existem 3 tipos de bitola: larga (1,60m), métrica (1,00m) e a mista. Destaca-se que grande parte da malha ferroviária do Brasil está concentrada nas regiões sul e sudeste com predominância para o transporte de cargas. Características do transporte ferroviário de carga no Brasil:
-Grande capacidade de carga;
-Adequado para grandes distâncias;
-Elevada eficiência energética;
-Alto custo de implantação;
-Baixo custo de transporte;
-Baixo custo de manutenção;
-Possui maior segurança em relação ao modal rodoviário, visto que ocorrem poucos acidentes, furtos e roubos.
-Transporte lento devido às suas operações de carga e descarga;
-Baixa flexibilidade com pequena extensão da malha;
-Baixa integração entre os estados; e
-Pouco poluente.
2- A Importância da Ferrovia para o Desenvolvimento Econômico
Entre 1870 e 1920, o crescimento médio das ferrovias no Brasil era de 6.000 km por década. Até a década de 50, o transporte ferroviário era bastante valorizado, principalmente pelo governo. No entanto, durante o mandato de Juscelino Kubitschek preferiu-se investir no transporte rodoviário, devido ao interesse político que existia na época em trazer a indústria automobilística para o País.
Nas últimas décadas, o sistema ferroviário tornou-se um modal de transporte pouco valorizado no Brasil. Os investimentos em pesquisa e na ampliação da malha eram cada vez mais raros.
A Vale sempre utilizou as suas ferrovias como meio de transporte da sua produção mineral, mas após o processo de privatização da malha