Teorias da Administrção
Centro de Educação a Distancia
Polo Barretos - SP
ATPS: Atividades Práticas Supervisionadas
Curso: Administração
Disciplina: Teoria da Administração
Tutor EAD: Monica Satolani
Tutor Presencial: Daniel Garcia
Alunos Participantes:
Ana Letícia Ribeiro - R.A 7701658901
Andrea Alves da Cruz – R.A 416283
Aniela Patrícia Vivo – R.A 413039
Daiana Pereira da Silva – R.A 413043
Deise Cristina Da Silva - R.A 8140753895
Janaini Pereira Bernardes – R.A 428049
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudando os conceitos fundamentais da administração.
Com base nas pesquisas realizadas sobre as dez teorias propostas: Teoria da administração Científica, teoria clássica, teoria neoclássica, teoria da burocracia, teoria estruturalista, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, abordarão duas questões fundamentais no estudo da administração moderna nas empresas.
Uma questão proposta é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.
Vamos, portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos e exemplificar alguns casos.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.
A reação