Administração
FAYOL
No âmbito da Escola Clássica de Administração, Henry Fayol criou e divulgou uma teoria, que começa por dividir a empresa em seis atividades ou funções distintas (técnica, comercial, financeira, segurança, contabilidade, administração). Fayol sugeriu que a função administrativa era a mais importante de todas e definiu seus componentes da seguinte forma: Planejamento – consiste em tentar examinar o futuro e estabelecer um plano de ação a médio e longo prazo; Organização – pressupõe a montagem de uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento. Comando – Consiste na ação de manter o pessoal ativo em toda a empresa; Coordenação – Consiste em reunir, unificar e harmonizar as atividades e o esforço dos agentes envolvidos. Controle – Consiste em cuidar para que tudo se realize de acordo com os poderes e ordens. Jules Henri FAYOL elaborou os chamados 14 princípios gerais de Administração.
1- Divisão do trabalho: As tarefas devem ser divididas e os funcionários devem se especializar em um número limitado de tarefas. A especialização das tarefas e das pessoas aumenta a eficiência.
2- Autoridade e responsabilidade: Enquanto a autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, a responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. A autoridade deve ser acompanhada da responsabilidade correspondente. Ambas devem estar equilibradas entre si.
3- Disciplina: É essencial para que a organização funcione bem e depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
4- Unidade de comando: Cada pessoa deve receber ordens de apenas um único superior. É o princípio da autoridade única.
5- Unidade de direção: Todas as atividades direcionadas a um único objetivo devem ser coordenadas por um único plano e por um único responsável.
6- Subordinação dos interesses individuais aos