Administração Teoria Geral
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE DO FILME
“Em Boa Companhia”, de Paul Weitz e Dennis Quaid
Diogo Marques Martins Neto
Guilherme Fonseca Fiuza
Guilherme Rodrigues
Sara Victória
GOIÂNIA/2013
INTRODUÇÃO
O filme “Em boa companhia”, de Paul Weitz e Dennis Quad, conta a história de Dan Foreman, um chefe de vendas de publicidade da revista Sports America que, aos 51 anos, leva uma vida relativamente estável e tranquila. No entanto, após a revista ser adquirida pela multinacional Globecom, Dan se vê rebaixado de cargo, perdendo sua função para um jovem publicitário de 26 anos, Carter Durye, passando a ser subordinado a este. Como se isso não bastasse, Dan descobre que sua esposa está grávida, o que significa que novas despesas surgirão e que ele não poderá perder seu emprego, ou o resto dele, de forma alguma. Por essa razão, ele Dan, de todas as formas, manter um clima amigável com Carter, o que se torna mais difícil quando ele descobre que sua filha está namorando com seu novo chefe.
Este trabalho foi feito com o objetivo de analisar o filme do ponto de vista da gestão de pessoas. Para tanto, foram usados como base teórica alguns artigos, visando ao auxílio na identificação dos principais conceitos dessa matéria na trama. A análise foi dividida em 24 questões que buscam destacar os conceitos de gestão de pessoas no filme e que, respondidas, formam o desenvolvimento deste trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Os encontros entre as gerações são bastante evidenciados e percebidos ao decorrer do enredo do filme. Através do personagem Carter é evidenciada a maneira de trabalho da nova geração que entra no mercado, a chamada geração Y. Carter entra na empresa com o objetivo de aumentar o desempenho das vendas de publicidade, tentando manter a antiga equipe, porém os contratempos e as exigências do seu trabalho mostram que ele