Administração Recursos Humanos
1. Questões e Estratégias de Pesquisa
O problema definido pela equipe foi: “Como identificar as diferenças, e gerenciar colaboradores com ideais e aspectos culturais diferentes’’. As questões de pesquisa que a equipe definiu para trabalhar as hipóteses dizem a respeito das diferenças pessoais e características individuais dos funcionários.
2. Conceitos Relevantes
2.1 Diversidade e Vantagem Competitiva
A diversidade, quando bem-administrada, cria uma vantagem competitiva em seis áreas: custo, aquisição de recurso, marketing, criatividade, solução de problemas e flexibilidade organizacional, pois agrega valor diferenciado à empresa. No entanto, também pode gerar problemas potenciais em termos de conflitos interpessoais, rotatividade de mão-de-obra, comunicação menos fluído (HANASHIRO, TEIXEIRA e ZACCARELLI, 2010, p. 56).
2.2 O que é Diversidade e Diversidade Cultural
Embora o assunto diversidade, na literatura norte-americana, seja um tema recorrente de debates, estudos e práticas gerenciais, a situação corrente do conhecimento teórico e da pesquisa sobre a diversidade nas organizações encontra-se em estágio inicial de uma teoria em construção. Os “estudos em diversidade” carecem de especificidade quanto ao conceito, tratando quase indistintamente a diversidade cultural de diversidade. No vocabulário da área de recursos humanos, o termo diversidade ainda não adquiriu um significado conceitual consistente. Nos Estados Unidos não é raro as organizações designarem cargos específicos para tratar da diversidade, em nível de vice-presidência, diretoria, ou ainda conselhos dirigidos pelos próprios presidentes das empresas. Diferentemente, no Brasil, as discussões sobre a diversidade no ambiente de trabalho ainda não constam da pauta estratégica da maioria das organizações.
2.3 Capitalizando as diferenças individuais
Mesmo o gerente mais tolerante pode desejar, de vez em quando, que as diferenças individuais simplesmente