Projeto de Pesquisa
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Apresentação 5
3. Metodologia 6
4. Características do local da coleta de dados 7
5. Resultados 8
6. Conclusão 9
7. Bibliografia 11 1. Introdução
O projeto de pesquisa visa conhecer e apresentar a comunidade o tema violência doméstica, infanto-juvenil, em suas várias dimensões, contribuir para a formação de profissionais compromissados com essa questão da violência e alertar a população para seriedade do tema.
O projeto aborda a questão da violência doméstica contra crianças e adolescentes da Entidade Ação Social Obreiros Mirins que abriga crianças de 0 á 18 anos que foram negligenciadas e tiveram seus direitos violados pelos pais ou responsáveis.
O grande desafio é trabalhar no sentido de restaurar os vínculos familiares, a melhora da auto estima, as condições emocionais para romper com essas questões sociais, vivenciadas muitas vezes pela violência doméstica.
A finalidade da Instituição é atender crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal, tendo sua estrutura baseada no artigo 92 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Com o entendimento de preservar os direitos à vida, ao desenvolvimento pleno nas suas dimensões que são peculiares e à integridade física, psicológica, moral e social, em âmbito universal, sem distinção.
2. Apresentação
A razão pela escolha do tema se deu através de meu estágio supervisionado na Entidade Ação Social Obreiros Mirins que me trouxe o interesse pela pesquisa sobre a violência doméstica contra a criança e o adolescente com a necessidade de conhecer, de forma mais aprofundada, o fenômeno para, a partir de então, intervir nessa realidade, criando estratégias de análise para que as pessoas que atuam diretamente nesta área possam estar