Administração pública
O artigo em questão aborta os conceitos e características históricas das organizações, que proporcionam a compreensão a cerca da cultura organizacional nas organizações públicas. O artigo apresenta caráter descritivo, com uma abordagem qualitativa como estratégia de pesquisa o autor utilizou os livros de especificamente Fleury, Frost, Scheine Hofstede.Tendo como objetivo de apresentar como os traços e as características da cultura em questão poderá interferir no modo como os trabalhadores atuam nessas organizações observando-se o apego às regras e rotinas, a supervalorização da hierarquia, o paternalismo nas relações e o apego ao poder. Salientando os aspectos fundamentais a serem considerados ao se lidar com a cultura de organizações públicas no Brasil.
Observa-se ao longo da história que as organizações públicas, de um modo em geral, buscaram, e ainda buscam constantemente reformas administrativas para modernizarem-se e melhorarem a eficiência e a qualidade dos serviços prestados e ao mesmo tempo oferecem melhores condições de trabalho e qualidade de vida aos seus servidores.
A cultura organizacional das organizações públicas vem sofrendo várias mudança para se manterem no mercado tem exigido uma adequada definição e redefinição de seus objetivos, valores e formas de interação interna e externa.
Compreende-se que a organização pública tem que acompanhar as mudanças do mercado como a globalização, flexibilização, competitividade, mudanças comportamentais e novas formas de gestão, implantando novas formas de organização do trabalho, onde suas ações se direcionam para a organização e estruturação de seu rápido crescimento, bem como de sua liderança de mercado e no atendimento de qualidade.