Administração primeiro semestre
Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. Para se entender a ideia de administração de empresas é necessário estabelecer-se que exista uma instituição a ser administrada, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa (CHIAVENATO, 1993).
Os sucessivos estudos e as pesquisas de métodos para administrar estes empreendimentos, estas empresas, deu origem à ciência da administração, que passou por diversas fases, tendo sido desenvolvidas inúmeras teorias desde seu início, principalmente pela necessidade das empresas de produzirem mais e com eficiência. Assim, descreveremos no decorrer desse trabalho as mudanças que ocorreram com essas teorias e a importância do administrador conhecê-las e aplicá-las.
Será tratada também a importância da comunicação na administração, os conceitos de trabalho, a sociedade capitalista do ponto de vista de alguns estudiosos, focando o desenvolvimento das relações sociais envolvidas no processo de gestão empresarial. Este trabalho será finalizado com uma questão bastante discutida atualmente, o papel do marketing nas empresas, e os veículos de comunicação e como eles direcionam e promovem um modelo de comportamento social focado no consumismo.
2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Por milhares de anos, os administradores têm lutado pelas mesmas questões e problemas que confrontam os executivos hoje. Através da história podemos observar que a maioria dos administradores operou estritamente numa base de tentativa e erro. Os desafios da Revolução Industrial modificaram essa situação, despertou-se o interesse pelo maior aprofundamento e estudo da Administração, e surgiram então os primeiros métodos científicos (MAXIMIANO, 2002).
Com a Revolução Industrial as empresas cresceram e se tornaram mais complexas, o que levou os