Resenha: Ismos, para entender a arte
Ismos Para Entender a arte é uma guia prático para entender o diversos movimentos da arte chamadas de "ismos", desde o Renascentismo e Humanismo até o recentes Futurismos e Neoplasticismo.
A obra está estruturada da seguinte forma: cada estilo é apresentado em até quatro páginas com uma introdução das principais caracteristicas; uma relação dos principais artistas do movimento em questão; termos chaves com palavras que expressam o conceito, estilos e temas principais; descrição mais aprofundada explicando sua relevância e história; obras chaves ilustrando cada estilo com duas das principais obras encontradas nos principais museus do mundo; outras obras com uma lista de outras obras também muito representativas aos movimentos; tudo a ver com tendencias, estilos, ideias e métodos relacionados ao ismo apresentado; nada a ver que informa outros ismos e/ou metodos tidos como antitése e que não possuem relação com o estilo mostrado. O livro possue ainda outros recursos como referências, como um índice de artistas que inclui a data de nascimento e morte, quando conhecidos e relevantes, assim como o ismo ou ismos com os quais o artista é mais identificado; termos úteis utilizados nas definiçoes dos ismos; uma tabela cronológica mostrando a linha do tempo dos movimentos, o periodo em que estiveram ativas.
O autor Stephen Little, é formado no Courtauland Institute of Art, da Universidade de Londres, ele também edita o site da Royal Academy e escreve para diversas publicações esecializadas em arte.
Grid, Contrução e Desconstrução aborda uma fundamento de grande valor na referência para a execução de analise de forma no disign gráfico ou design visual pois atingi tanto trabalhos tridimenionais quanto o universo virtual das midias eletronicas.
O livro esta estruturado em duas partes, Construção e Descontrução, como sugeri o titulo, e cada um destas contêm um contexto histórico rico, um guia de como estruturar o layout e ainda um gande