Administração na visao linear
A Administração Linear é fundamentada no autoritarismo, no panoticismo e na hierarquia rígida. O colaborador não é visto como um ser humano que possui emoções e problemas, mas é utilizado mecanicamenteQuando estudamos as teorias da administração notamos imediatamente dois referenciais teóricos que prevalecem indicando caminhos diferentes para o gestor. O primeiro referencial teórico nós o denominamos de linear e o segundo de complexo.
O referencial administrativo linear sugere ao gestor centrar suas preocupações nos seguintes aspectos: hierarquia rígida; centralização das decisões na cúpula da organização; autoridade baseada na posição que ocupa na hierarquia; sistema de controle constantemente aperfeiçoado; sistema de comunicação de cima para baixo; ênfase nas regras e procedimentos formalizados por escrito; supervisão constante; a gerência planeja e os operários apenas executam as ordens que lhe são determinadas; subordinação dos interesses individuais aos interesses da empresa; busca constante pela superioridade tecnológica; ausência de plano de cargos e salários e quando o possui são superficiais sem vantagens substanciais para os assalariados.
A gestão da administração linear em relação ao trabalhador possui as seguintes características: o trabalhador é tratado de forma mecânica, pois ele é pago para agir conforme os interesses da empresa; a chefia está sempre atenta aos seus subordinados; as atividades dos funcionários são robotizadas; centralização nas tarefas; treinamento constante do operário; controle sistemático dos "colaboradores"; existência de uma rede organizacional para indicar para a gerência os operários que estão desperdiçando tempo no interior da empresa.
A administração linear organiza a empresa e seus serviçais visando unicamente à obtenção do lucro e para obter o lucro os gestores praticam todos os tipos de violência ou exploração contra os seus "colaboradores". A primeira exploração contra os