Processos gerenciais
O que é Planejamento? De forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo.
Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático de antecipação. O princípio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dos países socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorrência entre empresas no mercado, e exercer um controle mais normativo que imperativo.
Até os anos 30, o planejamento era considerado incompatível com a economia de mercado. Hoje, o planejamento é utilizado nos países capitalistas, sendo comum a intervenção do Estado na economia. Outra justificativa do Planejamento nos países capitalistas é o investimento em certos setores ou atividades que ofereçam lucros duvidosos e a longo prazo, pelo qual a iniciativa privada não se interessa, ou disponha de capital necessário, tais como: construção de estradas, hidrelétrica, etc.
Pode simplesmente introduzir o controle de preços e de políticas setoriais ou, em caráter mais amplo, orientar investimentos de infraestrutura tais como: indústria de base, transporte e comunicação, etc.
De forma geral, as técnicas de planejamento são semelhantes quanto ao objetivo, mas costumam definir segundo as metas que são profundamente influenciadas por fatores político-sociais.
Daí é fundamental não confundir planejamento com precisão, projeção, predição, resolução de problemas e planos.
O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorerrá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa é um processo continuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.
POR CARLOS ESCOSSIA
Quais os tipos de planejamento? (tipologia) na prática, podem-se distinguir três tipos de