Controle interno
Este estudo tem como tema o Controle Interno.
Assim diante desta temática, observa-se que as organizações de todos os tipos, na atualidade necessitam cada vez mais de processos de controle como o controle interno, isso pois, uma empresa ou organização fortemente controlada em todas as suas etapas e processos só tende a obter resultados positivos, diante da dificuldade de manobrar processos, principalmente os econômicos. Neste contexto, este projeto terá diversos objetivos mas será centralizado no fornecimento de dados e características de um controle interno assim como dos processos que envolve este instrumento de controle e sua realização dentro das organizações.
2 INTRODUÇÃO
Inicialmente se pode relatar que na leitura dos vários conceitos dados por vários autores que se ocuparam do assunto, nota-se que não existe uma unidade de pensamento sobre o que se deve entender por controle interno.
O Comitê de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados, afirma que o significado de Controle Interno é que este compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas adotadas na empresa para salvaguardar seus ativos, verificar a exatidão e fidelidade dos dados contábeis, desenvolver a eficiência nas operações e estimular o seguimento das políticas executivas prescritas.
A Instrução Normativa n.º 16, de 20.12.91, do Departamento de Tesouro Nacional, conceitua Controle Interno como sendo o conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos interligados utilizado com vistas a assegurar que o objetivo dos órgãos e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fixados pelo Poder Público.
Desta forma, este estudo vem levantar características, conceitos e instrumentos utilizados pelo controle interno assim como sua importância para as organizações.
3 CONSIDERAÇÕES DE ORDEM METODOLOGICAS