ADMINISTRAÇÃO FINANÇAS
O estudo do comportamento do mercado diante das diversas variáveis que o cerca, seus vários títulos e valores mobiliários negociados e as instituições financeiras que atuam neste segmento, definem o segmento mercado financeiro. As finanças corporativas, por sua vez, dizem respeito aos processos e tomadas de decisões nas organizações empresariais, isto é, as decisões de qualquer negócio grande ou pequeno, de capital fechado ou aberto e engajado em qualquer tipo de operação – fabricação, varejo ou serviços. Já o segmento de finanças pessoais - que vem ganhando importância significativa nos últimos anos - abrange o estudo dos investimentos e financiamentos das pessoas físicas.
A gestão corporativa é entendida como um conjunto de ações e procedimentos administrativos dentro da empresa, que envolvem o planejamento, análise e controle das atividades financeiras. Logo, o objetivo principal da gestão financeira é aprimorar os resultados apresentados pela empresa e dessa forma, aumentar o valor do patrimônio através da geração de lucro proveniente das atividades operacionais. Uma administração financeira confiável permite uma visualização da situação atual da empresa e colabora para uma profunda análise e posterior planejamento para otimização dos resultados. Assaf Neto (2010), afirma que as decisões tomadas pelos administradores de empresas e a qualidade com que são feitas são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
Ao longo do tempo as teorias financeiras foram evoluindo consistentemente tanto na parte conceitual como na parte técnica. Assim, o estudo de