administração e finanças
Arthur de Carvalho Vollino de Vargas
Matricula: 207069
Professor: Vinícius Andrade Brei
EXERCICIO 1
A empresa escolhida foi Métrum Engenharia LTDA, onde faço estágio. Trata-se de uma empresa de pequeno porte, focada na área execução de obras de licitações públicas. Por ser uma empresa um tanto quanto familiar no que diz respeito às relações humanas (todos estagiários/ funcionários tinham ligação com a família da dona da empresa), muitos princípios da Escola Clássica de Administração podem não ser tão visíveis. Para começar a avaliar, decidi dividir a empresa em 2 áreas: Escritório e Obras.
Começando pelo escritório, onde passo maior parte do tempo, pode-se observar alguns dos conceitos principais do estudo de Fayol:
-Divisão do Trabalho: Não é muito bem aplicada, por diversos motivos – escassez de funcionários, cargas horárias mesclando turnos para atender as necessidades da faculdade – todos acabam por ter que fazer um pouco de tudo. Mesmo assim há uma “macro divisão” por assim dizer, onde há um estagiário responsável apenas pela parte de contabilidade, uma sala adjacente onde trabalha um grupo de arquitetas, um grupo de estagiário responsável pelos orçamentos e compras, além de funcionários que cuidam do armazenamento e transporte de materiais.
-Autoridade e Responsabilidade: Estão bem definidas as relações de chefia na empresa
-Disciplina: Por mais que ainda seja muito familiar, a disciplina com relação a quaisquer regras continua sendo indispensável.
-Unidade de Comando: Em partes se aplica, as duas chefes da empresa costumam atuas em áreas distintas (uma faz a parte financeira e elétrica da obra, a outra a parte estrutural), porém não há o princípio da autoridade única, visto que qualquer uma das duas pode exercer a autoridade sobre qualquer funcionário.
-Estabilidade da Mão de Obra: No escritório há a estabilidade, ao contrário das obras, onde há poucos funcionários efetivos e a maioria dos