urografia escretora
1) UROGRAFIA EXCRETORA: O QUE A UROGRAFIA EXCRETORA ESTUDA, É UM ENTENDIMENTO TEÓRICO IMPORTANTE DAS PRINCIPAIS ESTRUTURAS RENAIS. A urografia excretora é um exame radiológico que faz uso de um contraste iodado para estudar a árvore excretora urinária a partir dos rins. É, geralmente, o primeiro exame pedido nesses casos, complementado depois pela ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. A urografia excretora oferece importantes informações anatômicas e funcionais sobre a árvore urinária e permite a detecção de anomalias genéticas, deformidades patológicas, cálculos e tumores renais.
Como é feito o exame da urografia excretora? receberá por via venosa um contraste iodado opaco aos raios X, o qual começa a ser rapidamente eliminado pela urina.
ESTRUTURAS:
1) RINS
2) CÁLICE RENAL
3) PELVE RENAL
4) URETERES
5) BEXIGA
6) URETRA
7) M. PSOAS
2) URETROCISTOGRAFIA: TEM 2 FORMAS DE FAZER: NO CASO FEMININO, ELA É MICCIONAL, A PACIENTE PODE FAZER O EXAME URINANDO. ESTUDO DA BEXIGA. DÁ PRA VISUALIZAR A URETRA FEMININA E BEXIGA (MAIS CURTA). É INJETADO UM CONTRASTE ATRAVÉS DA URETRA. A PACIENTE É INDUZIDA A URINAR. BEXIGA E URETRA. A DIFERENÇA ENTRE A FEMININA E MASCULINA É QUE A FEMININA É CHAMADA DE MICCIONAL E A MASCULINA É CHAMADA DE RETRÓGRADA, POIS O CONTRASTE É INDUZIDO A ENTRAR COM FORÇA NA URETRA.
SISTEMA DIGESTÓRIO (MAIS SOLICITADAS):
3) ESOFAGOGRAMA: ESTUDO DO ESÔFAGO. PACIENTE FAZ INGESTÃO DO MEIO DE CONTRASTE. PACIENTE VAI INGERIR, E NO MOMENTO DA INGESTÃO SE FAZ A RADIOGRAFIA. ESÔFAGO ATÉ CHEGAR NA CÁRDIA( VALVULA - TRANSIÇÃO DO ESOFAGO PARA O ESTÔMAGO) . DEVE SE VER ESOFAGO E CARDIA!!!!!! PARTE DO ESTOMAGO, PILORO (TRANSIÇÃO ESTOMAGO- DUODENO) , BULBO DUODENAL.
QUANDO O CONTRASTE ESTÁ APENAS NO ESÔFAGO, SE CHAMA ESOFAGOGRAMA, QUANDO PEGA ESOFAGO, ESTÔMAGO E DUODENO, SE CHAMA EED!
O ESOFAGOGRAMA É UM EXAME BEMM CARACTERÍSTICO PARA CRIANÇAS, PARA SE VER A PARTE DE REFLUXO,