Amaury
Tecnicamente, para haver uma gravidez, são necessárias duas coisas: o óvulo e o espermatozoide. O óvulo é uma espécie de semente que é produzida no corpo da mulher e o espermatozoide no corpo do homem. Para que ambos se encontrem, naturalmente, e se gere um bebê, é necessário que haja uma relação sexual. No entanto, nem toda relação sexual engravida e nem sempre é preciso ter uma relação sexual completa para proporcionar este encontro e a gravidez acontecer. Compliquei?! Vou esclarecer.
A gravidez pode ocorrer sem a penetração
Os espermatozoides estão contidos num líquido chamado sêmen que o homem produz nos testículos; tal líquido é bombeado para fora toda vez que ele tem uma ejaculação. Para haver uma ejaculação, em geral o homem precisa de um estímulo sexual intenso que, muitas vezes, ocorre durante a relação sexual, quando o homem penetra a vagina da mulher. No entanto, não é só durante esse momento que ele consegue receber um estímulo sexual capaz de fazê-lo ejacular. Quando, por exemplo, a garota masturba seu namorado, ou o casal troca carícias muito intensas (o chamado "malho") pode se elevar a excitação de ambos, tornando a vagina da menina bastante lubrificada (molhada) e levando o menino a ejacular. Se o sêmen se misturar com a secreção vaginal, o casal corre o risco de ficar "grávido", sem haver penetração.
Para haver o encontro do espermatozoide com óvulo, é necessário que o sêmen seja depositados dentro ou próximo da vagina, de tal forma que os espermatozoides entrem em contato com a secreção vaginal. Essa secreção é o condutor dos espermatozoides até o óvulo. Os espermatozoides sozinhos não