administração financeira e orçamentária
TEMA: Administração Financeira e Orçamentária
TÍTULO: Relação entre Risco e Retorno
OBJETIVO: Como risco e retorno andam juntos, é imprescindível a busca pelo equilíbrio entre os dois, para isso é necessário determinar o grau de risco em relação ao retorno. Através deste trabalho serão apresentadas algumas definições a serem consideradas para que possam ser evitadas surpresas, minimizando riscos otimizando as chances de o retorno ser vantajoso.
JUSTIFICATIVA: Na medida em que existe uma relação direta entre o risco e o retorno, isso significa dizer que para aumentar o retorno dos meus investimentos, necessariamente, terei os meus riscos também aumentados. Por outro lado a administração financeira nos fornece algumas ferramentas e técnicas para que exista certo equilíbrio nessa relação e, portanto, certa compatibilidade.
INTRODUÇÃO: Investidores não ficam confortáveis diante da idéia de correr riscos, mas é conhecido que o retorno será uma recompensa, que pode ser maior ou menor, de acordo com o risco ocorrido na realização de um determinado investimento.
Estando o risco relacionado com o grau de incerteza sobre um investimento futuro, entendemos que, quanto maior o grau de incerteza, maior será o risco e maior será o retorno. O inverso também é verdadeiro.
DESENVOLVIMENTO: Risco e Retorno são duas faces da mesma moeda. Não é possível obter mais retorno sem aumentar a exposição ao risco. A análise da relação entre risco e retorno é um dos pontos mais importantes na tomada de decisões financeiras. Não existe investimento sem risco. É assim porque na análise da relação entre risco e retorno, os investidores só aceitam aumentar a sua exposição a maiores níveis de risco se tiverem perspectiva de um retorno maior. Qualquer que seja a decisão de investimento dos recursos, ela comporta sempre um determinado grau de risco, ainda que nem sempre percebido por muitos investidores. O risco pode ser classificado quanto á