contabilidade
NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE
CONTABILIDADE GERAL
JACKSON DOS SANTOS
MANAUS 2013
“EPÍGRAFE”
“Toda organização precisa manter um registro daquilo que gasta e daquilo que ganha, de modo ideal, portanto, o processo de contabilidade geral em uma organização deve ser simples e eficiente. (PEOPLE, 2003).”
MANAUS 2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho explora compreender através de consultas de obras teóricas o entendimento da ciência contábil, o ramo da contabilidade que se refere à Contabilidade Geral e as novas especializações da Contabilidade. Os primeiro Contadores foram nomeados por portugueses e atuavam na área pública até os anos 50, depois sofreu influência americana, hoje é considerada uma ciência econômica que utiliza métodos próprios (REISI E SILVA, 2007).
Atualmente, a Contabilidade é considerada uma ciência que utiliza métodos próprios para resumir e acumular os dados relacionados com o patrimônio. Já a contabilidade geral apresenta as finalidades de planejar o desenvolvimento econômico e financeiro da entidade; controlar o patrimônio das entidades; apurar o resultado; e prestar informações aos interessados sobre a situação da entidade, sempre obedecendo também suas próprias regras. (LIMA, F.L.M, 2009).
A contabilidade Geral controla diferentes departamentos dando informações atualizadas e detalhadas através de tecnologias modernas. O contador geral atua em várias funções e pode exercer sua atividade no Custo ou Industrial; Bancária e das demais Instituições do Sistema Financeiro Nacional, incluindo as cooperativas e etc. Para atuar nessa profissão, é necessário ter o curso de Ciências Contábeis reconhecido pelo (MEC) (www.cosif.com.br/mostra.asp, 2013).
No mundo globalizado de hoje surgiram as novas especialidades na contabilidade