Administração estratégica
Prática 1 [Lab.Eletrostática]: Carga e Matéria
Arthur Alves Mascarenhas Uberlândia, 1 de Setembro de 2008
Objetivo:
Utilizar diferentes maneiras de eletrizar um corpo, detectar os tipos de cargas elétricas existentes nos corpos e manusear um eletroscópio.
Introdução:
É através do átomo que se formam todos os objetos existentes no universo. O átomo é constituído de nêutrons, prótons e elétrons, os mesmos possuem respectivamente carga neutra, carga positiva e carga negativa. O elétron possui uma carga negativa de -1,6x10-19 Coulomb (C), o próton possui a mesma carga, porém positiva.
Material Utilizado:
Agulha de alta sensibilidade; Dois bastões de polipropileno; Um bastão de acrílico; Um bastão de metal pequeno; Um bastão de metal grande; Dois eletroscópios; Folha de acetato; Gerador de Van de Graaff; Grampo de metal; Papel; Placa de metal; Placa de policarbonato;
Procedimento Experimental:
O experimento é constituído de várias etapas:
1ª (etapa) Em um eletroscópio colocou-se um grampo de metal. A seguir pega-se um bastão de polipropileno e eletriza-o com um papel apenas em uma de suas extremidades e depois o encaixa no meio do grampo.
2ª (etapa) coloque uma folha de acetato sobre a placa de policarbonato e atrite-a com papel. Separe a folha da placa e aproxime, e aproxime a folha do lado da barra que está eletrizado.
3ª (etapa) atrite agora o outro bastão de polipropileno com o papel e aproxime-o do lado do bastão carregado.
4ª (etapa) repita o procedimento da 3ª etapa usando o bastão de acrílico ao invés do de polipropileno.
5ª (etapa) repita o procedimento da 3ª etapa usando o bastão de metal ao invés do de polipropileno.
6ª (etapa) pegue a placa de metal e descarregue-a segurando entre as mãos, depois prenda essa placa numa das extremidades do bastão de propileno e em seguida aproxime-a do bastão que está no eletroscópio.
7ª (etapa)