Lexico e vocabulario
Léxico é um conjunto sistêmico posto ao usuário, um inventário aberto, com um número infinito de palavras , podendo ser sempre acrescido e enriquecido com o surgimento de novos vocábulos, e também por mudanças de sentidos já existentes na língua. Esse conjunto de palavras pode ser organizado, por ordem alfabética, indicando o significado nos verbetes (dicionário): é o elemento completo da língua e possui grande mobilidade, apesar desse, não registrar todas as possibilidades lexicais. Já vocabulário é o uso do falante, a seleção e o emprego de palavras do próprio léxico para realizar a comunicação humana.
2. Segundo o autor, o vocabulário é a expressão da personalidade do homem e de seus conhecimentos linguísticos. Elabore um pequeno parágrafo apontando por que é importante uma atualização permanente da bagagem vocabular, tanto para o plano pessoal quanto para o profissional.
Essa atualização permanente de nossa língua, é importantíssimo para realização de uma boa comunicação. Com certeza, irá nos facilitar na parte redacional, muito usada na área do direito, um constante enriquecimento vocabular.
3. Estabeleça a distinção entre sentido conotativo e sentido denotativo das palavras, contextualizando, dentro da área do Direito, uma situação e outra.
Denotação é empregar as palavras no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso, constante em dicionários.
Conotação não é mais que um sentido figurado dessas palavras, e depende do contexto ao ser usada. As conotações estão sempre em mutação, enquanto a denotação permanece inalterada. Este último devendo ser usado nos termos técnicos jurídicos sempre que possível, para evitar certas confusões, pois nem sempre o sentido corriqueiro das palavras, equivale à sua significação jurídica. * Meu relógio de