Léxico e vocabulário
ITUMBIARA-GO
1. Explique a diferença apresentada pelo autor léxico e vocabulário.
Léxico é o conjunto infinito de palavras de uma língua, sendo ele sempre enriquecido por novas palavras e por suas mudanças. Vocabulário é a utilização do léxico de uma língua, com seu próprio vocabulário, com suas características, sofrendo alterações, sejam elas regionais: socioculturais. Ambos são relacionados, pois o léxico é uma língua, seja ela ou outra, e cada língua possui seu vocabulário.
2. Segundo o autor, o vocabulário é a expressão da personalidade do homem e de seus conhecimentos linguísticos. Elabore um pequeno parágrafo apontando por que é importante uma atualização permanente da bagagem vocabular, tanto para o plano pessoal quanto para o profissional.
Um palestrante vai participar dum simpósio sobre a “Judicialização do sistema legislativo brasileiro”, e começa a arguir sobre determinado assunto dentro do tema. Ao começar a falar, ele utiliza um vocabulário voltado para o público-alvo que acompanha o simpósio, que podem ser juízes, advogados, promotores, deputados, entre outros. Esse vocabular difere-se de quando o palestrante vai ao “buteco” com seus amigos, pois ele utiliza uma linguagem especializada-científica para dar a palestra e com seus amigos utiliza uma língua informal.
3. Estabeleça a distinção entre sentido conotativo e sentido denotativo das palavras, contextualizando, dentro da área do Direito, uma situação e outra.
O sentido conotativo dentro da área do direito é muito utilizado por ter um sentido mais interpretativo, utilizando figuras de linguagem, como a Metáfora. O denotativo tem um sentido concreto, um sentido dicionárico, como se víssemos palavras num dicionário, sendo como: en claris, cessat interpretatio.
4. Segundo o autor, no vocabulário jurídico há distinções semânticas entre os termos moradia, residência, habitação e domicílio. Aponte essas distinções. (Importante: não faça tópicos separados, elabore um