Léxico e vocabulário
Léxico reserva-se à língua como um conjunto sistêmico posto ao usuário; é um inventário aberto, com número infinito de palavras, podendo ser sempre acrescido e enriquecido não só pelo surgimento de novos vocábulos, mas também por mudanças de sentidos dos já existentes na língua.
Vocabulário, por sua vez, é o uso do falante, é a seleção e o emprego de palavras pertencentes ao léxico para realizar a comunicação humana.
2. Segundo o autor, o vocabulário é a expressão da personalidade do homem e de seus conhecimentos linguísticos. Elabore um pequeno parágrafo apontando por que é importante uma atualização permanente da bagagem vocabular, tanto para o plano pessoal quanto para o profissional.
Cada homem tem a sua personalidade única, e assim ao transmitir a sua expressão lingüística fica meio que difícil entender sua tarefa comunicativa, é importante sim que haja uma atualização permanente nessa bagagem vocabular por que assim ficará mais fácil para o interlocutor tem um conhecimento mais aberto do que foi escrito ou mencionado pelo emissor.
3. Estabeleça a distinção entre sentido conotativo e sentido denotativo das palavras, contextualizando, dentro da área do Direito, uma situação e outra.
Denotação é o emprego de palavra(s) no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários.
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido figurado, que depende do contexto.
Exemplos:
1. Vamos dançar a quadrilha?
A polícia prendeu o chefe da quadrilha.
2. Costumo lavar minhas roupas.
É praxe lavar o dinheiro do marcotráfico.
Consegui lavar a barra no tribunal.
4. Segundo o autor, no vocabulário jurídico há distinções semânticas entre os termos moradia, residência, habitação e domicílio. Aponte essas distinções. (Importante: não faça tópicos separados, elabore um único parágrafo.) Na moradia o individuo tem um relacionamento provisório com aquele