Infecções
Patogenia bacteriana
Prof. Kassianne de Almeida Chirol
Conceitos
Infecção: invasão ou colonização por microrganismos patogênicos. Pode existir na ausência de doença detectável. Infecção local: os microrganismos invadem uma zona limitada e pequena do organismo. Infecção sistêmica: os microrganismos ou os seus produtos invadem o organismo por via sanguínea ou linfática.
Infecção primária: a que causa inicialmente a doença.
Infecção secundária: causada por bactéria oportunista após uma infecção primária. Infecção inaparente ou subclínica: o microrganismo está presente, embora o hospedeiro não apresente sintomatologia característica.
Conceitos
Infecção hospitalar ou nosocomial: adquirida após a admissão do paciente, que se manifesta durante a internação ou após a alta e que pode ser relacionada com procedimentos hospitalares.
Doença: efeito debilitante da infecção de um hospedeiro por um parasita.
Patogenicidade: capacidade de um microorganismo de causar doença.
Patógeno primário: inicia a doença em indivíduos saudáveis.
Patógeno oportunista: microorganismo de microbiota normal que em determinadas condições causam infecção. Virulência: grau da capacidade de um patógeno, primário ou oportunista, em causar doença. Grau de virulência: propriedades microbianas que acentuam a patogenicidade dos microorganismos.
Fatores determinantes da ação patogênica
As bactérias patogênicas caracterizam-se por sua capacidade de transmissão, aderência, invasão, toxigenicidade e capacidade de escapar do sistema imune do hospedeiro.
Cheguem à superfície do hospedeiro por uma porta adequada.
Colonizem o epitélio e resistam à ação dos sistemas fagocitários.
Penetrem o epitélio para chegar aos tecidos internos.
Multipliquem-se nos tecidos do hospedeiro. Produzam alterações ou lesões nas células ou tecidos do hospedeiro.
Como os microrganismos infectam o hospedeiro
Porta de entrada de patógenos